top of page
Tratamento com ibogaína
Histórico

 

A iboga é um arbusto com uma raiz subterrânea que chega a atingir 1,50m de altura e é composto de várias espécies, encontrada em países como: Camarões, Gabão, Republica Democrática do Congo, Angola e Guiné Equatorial.

 

Em 1901, a ibogaina foi isolada pela primeira vez. Há noticias de que ela teria sido usada no Ocidente desde o inicio do século XX, no tratamento de gripe, neurastenia, doenças infecciosas e relacionadas ao sono.

 

Em 1962, Howard Lotsof, um jovem viciado em heroína em busca de uma nova droga, acaba descobrindo a iboga. Após uma viagem de 36 horas, relata que perdeu totalmente o desejo de consumir heroína e não sentiu nenhum sintoma de abstinência ...

 

Pesquisa

 

Conforme pesquisa conduzida pelo Departamento de Psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo,(Unifesp), publicada pelo The Journal of Psychopharmacology, da Inglaterra, uma das publicações mais relevantes na área de Psicofarmacologia do mundo, a ibogaína, medicamento obtido da raiz da Iboga, planta encontrada em países africanos, principalmente no Gabão, pode interromper a dependência de crack e outras formas de vício em 72% dos casos.

 

Além de interromper a dependência por um período prolongado, o levantamento também identificou que a intervenção com a substância melhora a qualidade de vida dos usuários de drogas, já que a maioria deles voltou a estudar, a trabalhar e a se relacionar adequadamente na sociedade.

 

O medicamento atua em duas frentes nos pacientes. Por um lado, aumenta uma substância já conhecida no cérebro,  que repara as sinapses danificadas e cria novas conexões entre os neurônios, o que recupera, em parte, o dano causado pelas drogas. Concomitantemente a esse mecanismo, ocorre um reequilíbrio dos neurotransmissores e, por consequência, a proporção adequada entre serotonina, dopamina e noradrenalina, responsáveis pelas sensações de prazer.

Reportagens

 

     Profissão Reporter (Globo)

Jornal Hoje (Globo)

​© 2017 - Brasil - Ibogaína Tratamento

bottom of page